Tudo que você precisa saber sobre Inbound Marketing

Inbound Marketing – que também pode ser chamado de Marketing de Atração – nada mais é do que um conjunto de estratégias aplicadas no universo online para construir a reputação de uma marca.


Ou seja, é o trabalho feito estrategicamente em blogs, mídias sociais, podcasts, e-books, webinars e outras ferramentas, que visa conquistar os usuários, fazendo com que eles sintam interesse também na marca que criou determinado conteúdo.


Para isso, a regra mais importante é criar conteúdo de valor, fazendo com os clientes te encontrem e se interessem pelo que você tem a oferecer antes mesmo de saber qual o seu produto/serviço.


Só que não é tão simples como parece: é necessário mergulhar na sua persona, conhecer seus interesses, hábitos e expectativas, pois só assim haverá base para criar um conteúdo que tenha real valor para o seu público-alvo.


Por isso criamos esse artigo entregando dicas valiosas que vão te ajudar a trabalhar o Inbound Marketing com excelência, principalmente se sua empresa for uma startup buscando destaque em meio a tantas outras empresas renomadas.


Para ficar mais prático, faremos de conta que seu negócio é uma agência de viagens e daremos uma série de exemplos que você poderá adaptar ao seu segmento.

Faça parcerias com as autoridades da sua área

Não importa qual é o seu segmento, pode ter certeza que existem pessoas que são vistas como autoridade nele.Pensando nisso, pesquise nomes que seu público-alvo consome e firme parcerias.

Mas é interessante tentar ir além das tão famosas publis, que funcionam basicamente quando um influenciador é pago para fazer publicidade no feed ou stories do Instagram para determinada marca.

Um bom exemplo é criar uma série de podcasts com influenciadores que compartilham dicas de viagem ou até mesmo um vlog acompanhando influenciadores em suas aventuras.

Além de construir reputação e credibilidade através de ações como essa, você ainda pode explorar esse conteúdo posteriormente para criar outros tipos de materiais.

Busque acelerar a tomada de decisão

Gere conteúdo a partir de provas sociais, como feedbacks. Faça pesquisa de satisfação e colete testemunhos sobre a experiência do seu cliente com a sua marca, selecione os mais positivos e exponha. Assim você consegue ganhar ainda mais confiança dos clientes em potencial, que se interessaram no seu produto mas precisam de um “empurrãozinho” para tomar a decisão de compra.

Dependendo do seu produto/serviço é possível ainda se aprofundar nos Cases de Sucesso, onde seu próprio cliente fala sobre como sua solução contribui na sua vida, empresa e etc.

Crie conteúdo simples de consumir

Nem todo mundo vai parar para ouvir meia hora de podcast, ler um e-book ou assistir vídeos. Por isso é importante criar conteúdos mais enxutos e diretos, e as checklists e listas são excelentes opções.

Exemplos:

– 20 lugares para conhecer após os 50 anos;

– 10 itens que não podem faltar na mala de viagem;

– 10 melhores destinos para uma lua de mel;

– 8 lugares para conhecer em Londres;

– 7 melhores destinos para quem vai viajar sozinho;

– 5 lugares para viajar em julho.

Funil de Vendas: Crie conteúdos para clientes que estão no Topo do Funil

Um conteúdo mais informativo ou educativo é perfeito para estimular os clientes em potencial a avançar de etapa no funil de vendas.

Vamos pensar em um recorte de clientes em potencial da agência de viagens: pessoas que viajarão pela primeira vez. O que pode ser interessante para esse público?

– Como escolher uma agência de viagens;

– Como organizar a viagem perfeita;

– Nordeste Brasileiro: Tudo que você precisa saber antes de ir conhecer;

– O que pessoas menores de idade precisam para viajar desacompanhadas dos responsáveis.

Use estratégias para aumentar a visibilidade na internet

Quem não é visto não é lembrado, e é por isso que se deve usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca).

Essas técnicas buscam trazer mais visibilidade nos mecanismos de busca, como o Google por exemplo, exibindo sua empresa como um dos primeiros resultados.

Mas como fazer isso sem investir financeiramente direto em anúncios do google?

Como falamos acima, SEO é composto por não somente uma, mas um conjunto de estratégias que vão desde criar páginas otimizadas dentro do site, usar palavras-chave de maneira intencional até mesmo criar um blog para abordar assuntos em alta com títulos de acordo com o volume de buscas. Aprofunde-se nelas e arrisque!


Com essas estratégias de inbound marketing é possível atrair pessoas para conhecer sua marca com um custo até 62% menor do que com estratégias de marketing convencional, construindo ao mesmo tempo a autoridade do seu negócio.

Related Post